Transparência IA Gen em é mandatória para ganhar a confiança de clientes
Para 80% dos CEOs brasileiros a transparência da inteligência artificial generativa é fundamental para conquistar o mercado, diz estudo da IBM.
Mais de 80% dos CEOs brasileiros acreditam na transparência da IA Generativa como elemento-chave para conquistar a confiança dos clientes, conforme mostra novo estudo anual da IBM, The CEO Study 2024, realizado pelo Institute for Business Value (IBV), em cooperação com a Oxford Economics. Para o desenvolvimento da pesquisa foram entrevistados 3 mil CEOs de mais de 30 países e 26 indústrias, no período de dezembro de 2023 a abril de 2024.
De acordo com 62% dos CEOs, a governança para inteligência artificial generativa deve ser estabelecida na fase de projeto das soluções como forma de garantir a integração entre a ética, a transparência e a conformidade regulatória.
A vantagem competitiva entre as empresas dependerá de quem tiver a IA generativa mais avançada, segundo 51% dos CEOs brasileiros entrevistados. Além disso, 57% deles dizem que sua equipe já tem o conhecimento e as habilidades necessárias para incorporar IA generativa aos sistemas de suas operações. Por outro lado, 59% desses executivos reconhecem que estão com dificuldades para preencher cargos-chave que envolvem a tecnologia.
Em relação à adoção da IA generativa, 74% dos altos executivos no país frisam que o êxito dessa tecnologia dependerá mais da aceitação, engajamento das pessoas e cultura organizacional do que da capacitação técnica.
O estudo afirma que o processo de transformação digital das empresas deverá permanecer ao longo de 2024: 78% dos CEOs do Brasil planejam manter ou acelerar o ritmo de mudança transformacional de sua organização neste ano, sendo que 68% deles se dizem dispostos a correr os riscos necessários para manter sua vantagem competitiva no mercado.
“As empresas estão adotando a IA para potencializar a eficiência e a produtividade dos negócios e não estão mais na fase de experimentação. Precisamos entender como a tecnologia pode auxiliar as empresas na criação de novos modelos e oportunidades de negócios e, assim, atingir novos patamares de ROI”, diz Marcelo Flores, gerente geral da IBM Consulting Brasil.
No entanto, segundo Flores, as organizações também enfrentam barreiras significativas para a adoção da IA, como desafios de integração e escalabilidade, governança da IA, complexidade dos dados e limitação de habilidades.
O estudo da IBM mostra ainda que 37% dos CEOs entrevistados no Brasil planejam contratar pessoal adicional por causa da IA generativa, 35% deles afirmam que os profissionais deverão ser requalificados nos próximos três anos, 68% dizem que o sucesso de sua organização está diretamente ligado à sinergia entre as funções de finanças e tecnologia.
Para 70% dos executivos brasileiros que participaram da pesquisa, a tecnologia terá um impacto maior no sucesso de sua organização do que qualquer produto ou serviço específico ofertado. Enquanto 72% afirmam contar com uma rede de parceiros aptos para executar sua estratégia de negócios com a nova tecnologia.
Para ver o estudo completo, incluindo estratégias acionáveis para ajudar as organizações a navegar na complexidade da adoção de IA generativa, visite aqui.